Estudantes da rede pública com deficiência terão preparação para o Enem
No Distrito Federal, um projeto chamado Enem Inclusivo e Especial está facilitando o caminho para a aprovação de estudantes com deficiências ou transtornos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é uma parceria entre a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Educação do DF e a Fundação para Empresas Científicas e Tecnológicas (Finatec). Neste ano, 62 estudantes da rede participarão de aulas gratuitas nos sábados que antecedem as provas.
Os alunos contemplados pelo projeto têm diferentes tipos de deficiências, como intelectuais, auditivas, visuais e físicas, além de diversos transtornos, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e dislexia. A Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, demonstrou entusiasmo com a iniciativa e ressaltou que a educação deve proporcionar inclusão e transformação na vida das pessoas.
Inclusão no Ensino Superior
Vera Barros, Subsecretária de Educação Inclusiva, destacou que o Enem é uma grande oportunidade para esses alunos ingressarem no ensino superior, já que muitas instituições optam pelo exame em vez dos vestibulares. Segundo ela, a acessibilidade é fundamental para garantir a inclusão.
As aulas serão ministradas por professores voluntários nas instalações da Finatec. Parceiros como a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e a ONG Programando o Futuro também contribuem com o projeto. Além disso, os estudantes terão acesso a um laboratório de experimentação pedagógica e a uma plataforma com provas anteriores do Enem.
Luis Felipe Sales, ex-aluno da rede pública de ensino do DF, participou das aulas do Enem Inclusivo e Especial e foi aprovado no exame. Ele destaca a importância do estudo para o sucesso no Enem e incentiva outros estudantes a se dedicarem aos estudos. O aluno Warley Felipe Fernandes Vasconcelos, diagnosticado com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), também faz parte do projeto e espera fortalecer suas habilidades de escrita.
Dessa forma, o projeto Enem Inclusivo e Especial busca proporcionar igualdade de oportunidades aos estudantes com deficiência ou transtornos, incentivando sua inclusão no ensino superior por meio da preparação adequada para o Enem. Com a disponibilização de recursos de acessibilidade e o apoio de profissionais qualificados, espera-se que esses alunos alcancem resultados positivos no exame e possam seguir em frente em seus projetos educacionais e profissionais.
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No Distrito Federal, um projeto chamado Enem Inclusivo e Especial está facilitando o caminho para a aprovação de estudantes com deficiências ou transtornos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). |
Parceria entre a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Educação do DF e a Fundação para Empresas Científicas e Tecnológicas (Finatec). |
62 estudantes da rede participarão de aulas gratuitas nos sábados que antecedem as provas. |
Alunos contemplados têm diferentes tipos de deficiências e transtornos. |
Acessibilidade é fundamental para garantir a inclusão. |
Aulas ministradas por professores voluntários nas instalações da Finatec. |
Parceiros como a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e a ONG Programando o Futuro contribuem com o projeto. |
Estudantes terão acesso a um laboratório de experimentação pedagógica e a uma plataforma com provas anteriores do Enem. |
Ex-aluno da rede pública de ensino do DF foi aprovado no Enem após participar das aulas do projeto. |
Projeto busca proporcionar igualdade de oportunidades e inclusão no ensino superior. |
Com informações do site Jornal de Brasília.