Inflação fica estável com queda nos gastos com alimentos na Grande Vitória
Nesta reportagem, vamos abordar uma notícia relevante sobre os preços e a inflação no estado de Greater Vitória.
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação aumentou 0,04% no sexto mês do ano, enquanto que no primeiro semestre se manteve em um índice de 3,14%.
A boa notícia é que os preços de alguns cortes de carne estão diminuindo, o que resultou na queda dos gastos com alimentos (-0,62%) e habitação (-0,59%), mantendo a inflação estável na região. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), publicado nesta sexta-feira (11).
Dentre os produtos alimentícios que apresentaram redução nos preços, destacam-se a carne magra (-6,12%), peças de frango (-6,03%), filé-mignon (-5,34%), lombo (-4,57%), farinha de mandioca (-4,18%) e suco de frutas (-4,11%), entre outros.
Na área da habitação também foram observadas quedas nos preços em alguns itens como revestimentos (-1,89%), serviços de reparo (-0,44%) e tijolos (-0,38%).
É importante ressaltar que no Brasil como um todo a taxa oficial de inflação para julho foi de 0,12%, representando um aumento de 0,20 pontos percentuais em relação à taxa registrada em junho. No acumulado do ano, o IPCA teve um aumento de 2,99% e nos últimos 12 meses chegou a 3,99%, ultrapassando os 3,16% observados no período anterior de 12 meses.
Essa notícia traz uma perspectiva animadora para os consumidores em Greater Vitória, uma vez que a diminuição dos preços nos alimentos e habitação auxilia na manutenção da estabilidade da inflação na região. Essa redução proporciona oportunidades para economizar e poderá refletir positivamente na economia local.
Com essa informação em mente, é válido ficar atento aos próximos relatórios sobre a inflação, pois eles fornecerão uma visão mais abrangente sobre a situação econômica do país e como isso pode impactar diretamente no bolso de todos os consumidores.
Notícia: Relatório: Preços mais acessíveis e inflação estável em Greater Vitória |
---|
De acordo com o IPCA, a inflação aumentou 0,04% no sexto mês do ano e se manteve em 3,14% no primeiro semestre. |
Preços de alguns cortes de carne estão diminuindo, resultando na queda dos gastos com alimentos (-0,62%) e habitação (-0,59%). |
Produtos alimentícios que apresentaram redução nos preços: carne magra (-6,12%), peças de frango (-6,03%), filé-mignon (-5,34%), lombo (-4,57%), farinha de mandioca (-4,18%) e suco de frutas (-4,11%). |
Quedas nos preços na área da habitação: revestimentos (-1,89%), serviços de reparo (-0,44%) e tijolos (-0,38%). |
Taxa oficial de inflação para julho no Brasil foi de 0,12%, acumulando um aumento de 2,99% no ano e 3,99% nos últimos 12 meses. |
A redução dos preços nos alimentos e habitação em Greater Vitória traz uma perspectiva animadora para os consumidores e pode refletir positivamente na economia local. |
Com informações do site A Gazeta ES.