Operação Vastum combate mercado clandestino de materiais reciclados na região de Greater Vitória
Guarapari, 6 de junho de 2023 – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência da Polícia Metropolitana Regional (SPRM), realizou na última terça-feira, dia 5, a Operação Vastum. O objetivo da ação foi combater o mercado clandestino de materiais reciclados na região de Greater Vitória. A operação contou com a participação conjunta da Guarda Municipal, especialistas da PCES e empresas estatais de telecomunicações e eletricidade.
Durante a operação, foram apreendidos diversos materiais, incluindo 670 quilogramas de cabos metálicos, 120 quilogramas de peças metálicas e 87 metros de cabos telefônicos revestidos. Além disso, duas pessoas em Vila Velha foram detidas por receptação de bens roubados, assim como cinco indivíduos em Guarapari também foram presos sob a mesma acusação.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã de quarta-feira (13), os representantes responsáveis pela ação destacaram a importância da integração das forças policiais no combate a esse tipo de crime. Lídia Meirelles Daud, representante do SPRM, ressaltou que a operação foi bem-sucedida e que haverá mais ações no futuro.
Em relação às prisões em Guarapari, Rosane Cysneiros, chefe do Departamento de Investigação Criminal Especializada (Deic) na cidade, informou que cinco indivíduos foram presos em flagrante delito. Ela ressaltou a preocupação da população com os furtos de cabos elétricos e destacou a importância de uma resposta adequada para tranquilizar os comerciantes e a população em geral.
Lídia Meirelles explicou que as organizações que se beneficiam desses furtos são, em sua maioria, pequenas empresas clandestinas, algumas das quais foram fechadas durante a operação. Apesar de serem em pequena escala, essas atividades ilícitas tiveram um impacto significativo para o tamanho da cidade de Guarapari.
O chefe da 6ª Delegacia de Polícia, Guilherme Eugênio Rodrigues, enfatizou as graves consequências do furto de cabos para a sociedade. Além dos danos materiais imediatos, esses furtos frequentemente resultam na interrupção dos serviços essenciais como água, eletricidade e internet. Essas interrupções podem ter consequências fatais em situações emergenciais e atendimentos médicos e policiais urgentes.
O delegado ainda explicou como ocorre o processo de receptação de materiais roubados. Ele comparou esse processo com a lavagem de dinheiro, onde pequenas empresas são criadas para dar aparência legal a fundos ilícitos. No caso da lavagem de metais, os materiais roubados são vendidos entre essas pequenas empresas por meio de notas fiscais falsas até chegarem a grandes empresas metalúrgicas com uma aparência legal que não é real.
Em suma, a Operação Vastum foi realizada para combater o mercado clandestino de materiais reciclados na região de Greater Vitória. A ação resultou na apreensão de diversos materiais e na prisão de suspeitos por receptação de bens roubados. Os representantes responsáveis pelo procedimento ressaltaram a importância da integração das forças policiais e alertaram para as graves consequências do furto de cabos para a sociedade. Além disso, eles destacaram os métodos sofisticados utilizados pelas organizações envolvidas nesse tipo de crime.
Operação Vastum | Apreensões | Prisões |
---|---|---|
Objetivo: Combater mercado clandestino de materiais reciclados na região de Greater Vitória | – 670 kg de cabos metálicos – 120 kg de peças metálicas – 87 metros de cabos telefônicos revestidos |
– 2 pessoas em Vila Velha por receptação de bens roubados – 5 indivíduos em Guarapari por receptação de bens roubados |
Importância da integração das forças policiais | Organizações envolvidas em pequena escala, mas com impacto significativo para Guarapari | Consequências graves do furto de cabos para a sociedade |
Com informações do site Portal 27.