Novo ensino médio não está funcionando, afirmam estudantes
Estudantes expressam preocupação com o novo sistema de ensino médio e o Enem
No 7º Congresso Internacional de Jornalismo Educacional em São Paulo, durante o painel “Nova Educação Secundária: O que pensam os jovens”, estudantes levantaram preocupações sobre as dificuldades enfrentadas com o novo sistema de educação secundária e sua influência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Três estudantes, Maria Eduarda Gutérres Escobar, Vitória Ribeiro e Maria Luiza da Silva Vasconcelos, expressaram preocupações com a redução da carga horária das disciplinas fundamentais durante o ensino médio. Eles acreditam que isso pode prejudicar seu desempenho no Enem e exigir estudos extras fora da escola.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, presente no congresso, esclareceu que as alterações no Enem só entrarão em vigor em 2025, acalmando um pouco as preocupações dos estudantes.
O novo currículo estabelecido no ano passado permite que os estudantes optem por focar seu aprendizado em idiomas, matemática, ciências naturais, ciências sociais ou educação técnica. No entanto, a disponibilidade dessas opções depende das redes educacionais e das escolas.
Apesar das boas intenções desse modelo mais flexível de ensino secundário, os estudantes apontaram diversas deficiências na implementação. Maria Luiza destacou problemas na infraestrutura das escolas, como refeições de má qualidade, além de aulas pouco interessantes. Ela expressou preocupação de que essas mudanças possam resultar em uma regressão na qualidade da educação, afetando principalmente os alunos sem acesso a recursos e oportunidades privilegiadas.
Vitória ressaltou a lacuna educacional causada pelo isolamento social durante a pandemia de COVID-19. Ela sentiu dificuldade em acompanhar o conteúdo e se sente perdida com as novas disciplinas do sistema de ensino médio. Ela ressaltou a necessidade de atualização para realizar o Enem, que é um concurso público e desafiador.
O governo planeja realizar modificações no novo sistema de ensino médio e espera que sejam consideradas pelo Congresso Nacional em 2023, após uma consulta pública.
Em resumo, os estudantes enfatizaram suas preocupações em relação ao impacto do novo sistema de ensino médio em seu desempenho no Enem. Eles pediram melhorias na infraestrutura escolar e uma abordagem mais inclusiva que não exclua aqueles sem acesso aos recursos adequados. Além disso, destacaram a importância do ensino-aprendizagem durante a pandemia e buscaram apoio para enfrentar os desafios dessa nova estrutura curricular.
Notícia | Resumo |
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Título: | Relatório sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes com o novo sistema de educação secundária e suas preocupações em relação ao Enem |
Estudantes: | Maria Eduarda Gutérres Escobar, Vitória Ribeiro e Maria Luiza da Silva Vasconcelos |
Preocupações: | Redução da carga horária das disciplinas fundamentais, impacto no desempenho no Enem, necessidade de estudos extras, problemas na infraestrutura escolar, lacuna educacional causada pela pandemia |
Esclarecimento: | Alterações no Enem entrarão em vigor em 2025 |
Novo currículo: | Permite aos estudantes optarem por idiomas, matemática, ciências naturais, ciências sociais ou educação técnica |
Deficiências: | Problemas na infraestrutura escolar, aulas pouco interessantes, regressão na qualidade da educação |
Lacuna educacional: | Causada pelo isolamento social durante a pandemia de COVID-19 |
Modificações: | Governo pretende realizar mudanças no novo sistema de educação secundária |
Conclusão: | Estudantes pedem melhorias na infraestrutura, abordagem mais inclusiva, apoio durante a pandemia e enfrentamento dos desafios da nova estrutura curricular |
Com informações do site Portal iG.