INSS em Vitória (ES) antecipa atendimentos de BPC com mutirão neste fim de semana
No último final de semana, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2023, ocorreu a tão aguardada maratona de atendimento do Benefício Continuo em Efeito (BPC) na Agência de Seguridade Social Pedro Fonseca em Vitória, Espírito Santo. Mesmo com chuva, que exigiu uma adaptação no fluxo de entrada da unidade, as consultas sociais e médicas transcorreram conforme planejado.
O objetivo desses dois dias intensivos de atendimento era realizar cerca de 280 consultas para BPC destinadas a pessoas com deficiência, que já tinham sido agendadas até janeiro de 2024. Vale ressaltar que o processo para análise dos pedidos de BPC pode ser demorado, pois o INSS precisa examinar minuciosamente todos os documentos e informações fornecidas pelo solicitante, além da avaliação médica em caso de deficiência.
Nessa maratona, houve casos notáveis que chamaram atenção. Um exemplo é Hemerson Tolentino, um usuário de cadeira de rodas que estava recebendo benefícios do BPC até 2020, quando parou abruptamente. Desde então, ele tem enfrentado dificuldades para retomar o recebimento dos benefícios. Felizmente, durante a maratona, ele pôde ter seu agendamento antecipado e passou por avaliação médica e social que reconheceu seu direito ao benefício.
Outro caso marcante foi o de Lucca Mota, uma criança autista diagnosticada há um ano. Sua mãe deixou de trabalhar para se dedicar aos cuidados especiais necessários e descobriu a possibilidade de solicitar o BPC em nome do filho. Após apresentar o pedido há duas semanas, ela teve a surpresa de ser incluída nas consultas disponíveis durante a maratona. Desta forma, em apenas 15 dias, seu pedido foi processado e Lucca começará a receber os benefícios. Essa conquista trará mais tempo de cuidado e segurança para ambos.
É importante ressaltar que essa maratona foi uma medida emergencial adotada pelo INSS com o propósito de agilizar o atendimento e a conclusão desses benefícios, os quais são essenciais para garantir melhores condições a uma população socialmente vulnerável. Thiago Prata, Superintendente da Região Sudeste II no INSS (MG e ES), ressalta que essa ação é fundamental para suprir as necessidades urgentes desses solicitantes.
Para operacionalizar esse evento, uma equipe especializada composta por 16 assistentes sociais, 10 médicos especialistas e outros 20 membros administrativos do INSS foi designada para garantir um atendimento ágil e eficiente durante esses dois dias intensos.
Ainda há muito trabalho pela frente para atender todas as demandas relacionadas ao BPC, mas essa iniciativa inaugural da maratona de atendimento já trouxe resultados promissores. Mais casos estão por vir, mas os esforços contínuos do INSS demonstram o comprometimento em atender as necessidades dos requerentes desse importante benefício social.
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Data | Local | Destaque |
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2 e 3 de dezembro de 2023 | Agência de Seguridade Social Pedro Fonseca em Vitória, Espírito Santo | Ocorrência da maratona de atendimento do BPC |
Objetivo | Realizar cerca de 280 consultas para BPC destinadas a pessoas com deficiência | |
Casos notáveis |
– Hemerson Tolentino: teve seu agendamento antecipado e teve seu direito ao benefício reconhecido – Lucca Mota: teve seu pedido processado em apenas 15 dias e começará a receber os benefícios |
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Medida emergencial | Maratona foi adotada pelo INSS para agilizar o atendimento e a conclusão dos benefícios | |
Equipe especializada | 16 assistentes sociais, 10 médicos especialistas e 20 membros administrativos do INSS | |
Resultados promissores | Iniciativa inaugural da maratona de atendimento trouxe resultados positivos | |
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Com informações do site gov.br.