No segundo dia do Enem 2023, candidatos têm opções em caso de imprevistos
No domingo, dia 11 de novembro, candidatos de todas as partes do Brasil são aguardados para comparecer ao segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Nesse dia, serão realizadas as avaliações de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. Mas o que devem fazer aqueles que não compareceram ao primeiro dia? E se algo inesperado acontecer no próximo domingo e eles perderem o exame?
Para responder essas questões é importante estar ciente do que está estabelecido no edital do exame. Existem situações em que é possível solicitar uma reaplicação do exame, que acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro deste ano. Isso se aplica a problemas logísticos ou se o candidato for afetado por uma doença infecciosa na semana anterior ao exame.
De acordo com o Ministério da Educação, “o mesmo se aplica às pessoas que não compareceram porque lhes foi atribuído um local a mais de 30 quilômetros de sua residência registrada“. Portanto, caso alguma dessas situações tenha ocorrido no primeiro dia do exame, os candidatos devem comparecer no domingo para realizar a prova e solicitar uma reaplicação entre os dias 13 e 17 de novembro.
Se algo impedir a realização dos exames no próximo domingo (12), os participantes também podem solicitar uma reaplicação dentro desse mesmo período. Porém, caso os candidatos não atendam a essas condições, eles deverão esperar até o próximo ano para fazer o Enem novamente.
É importante ressaltar que para as pessoas isentas do pagamento da inscrição no Enem 2023, a ausência deve ser justificada para que possam ter novamente a isenção no Enem 2024.
E agora, quando é possível solicitar uma reaplicação do exame? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permite a reaplicação em duas situações: problemas logísticos na semana anterior ao exame ou se os participantes estiverem com uma doença infecciosa durante esse período. Essas situações serão avaliadas individualmente pelo Inep.
Neste ano, após várias reclamações de estudantes em todo o país que tiveram seus locais de prova designados em lugares distantes de suas casas, o Inep anunciou que os alunos com locais de teste a mais de 30 km também podem pedir para refazer o Enem.
O Inep considera desastres naturais, quedas de energia e falhas nos dispositivos eletrônicos fornecidos aos participantes como problemas logísticos passíveis de reaplicação. E no caso das doenças infecciosas, candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, gripe A e B, poliomielite e Covid-19 não devem comparecer ao local do exame e devem solicitar uma reaplicação.
A solicitação para a reaplicação deve ser feita até cinco dias úteis após o último dia do exame, ou seja, até o dia 17 de novembro. Os candidatos precisam entrar na Página do Participante e apresentar um documento legível que comprove a situação mencionada. Caso o participante mencione desconforto ou problemas de saúde durante a realização do exame, ele também deve informar aos responsáveis no local.
Portanto, é importante que os candidatos estejam cientes das opções disponíveis caso encontrem situações que impeçam sua participação no Enem. O Inep está preparado para avaliar cada caso individualmente e garantir que todos tenham uma chance justa de realizar o exame.
Resumo da Notícia |
---|
No domingo, dia 11 de novembro, candidatos de todas as partes do Brasil são aguardados para comparecer ao segundo dia do Enem 2023. |
Aqueles que não compareceram ao primeiro dia podem solicitar uma reaplicação do exame nos dias 12 e 13 de dezembro. |
Problemas logísticos ou doenças infecciosas na semana anterior ao exame são situações que permitem a reaplicação. |
Candidatos com locais de prova a mais de 30 km também podem pedir para refazer o Enem. |
Desastres naturais, quedas de energia e falhas nos dispositivos eletrônicos fornecidos aos participantes são considerados problemas logísticos passíveis de reaplicação. |
Candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, gripe A e B, poliomielite e Covid-19 podem solicitar reaplicação. |
A solicitação para reaplicação deve ser feita até cinco dias úteis após o último dia do exame. |
Os candidatos devem apresentar um documento legível que comprove a situação mencionada. |
É importante informar aos responsáveis no local caso haja desconforto ou problemas de saúde durante a realização do exame. |
O Inep avaliará cada caso individualmente para garantir uma chance justa de realizar o exame. |
Com informações do site Diário do Nordeste.