Estudantes de Vila Velha desenvolvem recursos para aprimorar as revisões acadêmicas
No segundo trimestre deste ano, o Centro Estadual de Educação Básica e Ensino Médio em Tempo Integral Assisolina Assis Andrade (CEEBMTI), localizado em Vila Velha, realizou um projeto chamado “Projeto Integrador Multidisciplinar Assisolina Assis Andrade” (PIPAAA).
No projeto PIPAAA, estudantes do CEEBMTI foram motivados a criar um repositório de conteúdo no Instagram, conhecido como “studygram”, onde compartilhavam seus estudos. Além de resumos e explicações, eles desenvolveram ferramentas úteis para ajudar na preparação do Enem, incentivando a troca de conhecimentos e a colaboração entre os colegas.
O professor de História Gustavo Montalvão Freixo destacou a importância da tecnologia nesse projeto, afirmando que o uso de redes sociais, como o Instagram, permitiu aos estudantes estabelecerem um ambiente de aprendizagem lúdico e atrativo. Ele ressaltou ainda que as redes sociais são essenciais na educação, aproveitando a familiaridade dos alunos com essa plataforma.
Um dos alunos participantes do projeto, Matheus Nogueira Soares, do primeiro ano do ensino médio, expressou sua opinião sobre a iniciativa: “É um projeto muito interessante e diverso porque foi inovador aprender a usar a internet como recurso educacional.”
Essa iniciativa promovida pelo CEEBMTI demonstra uma abordagem inovadora e eficiente para o ensino, ao unir a tecnologia e a colaboração entre os alunos. Ao criar um “studygram” no Instagram, os estudantes não apenas compartilharam o conteúdo que estavam estudando, mas também foram capazes de criar uma comunidade virtual onde puderam trocar conhecimentos e apoiar uns aos outros.
Esse tipo de projeto multidisciplinar não apenas estimula o aprendizado, mas também desenvolve habilidades digitais, trabalho em equipe e criatividade. Além disso, a iniciativa mostra como as redes sociais podem ser utilizadas como ferramentas educacionais poderosas, adaptadas às preferências dos estudantes e à realidade atual.
O sucesso do “Projeto Integrador Multidisciplinar Assisolina Assis Andrade” pode servir de inspiração para outras instituições de ensino explorarem novas maneiras de utilizar a tecnologia e incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Afinal, é por meio da inovação educacional que podemos preparar melhor os jovens para enfrentarem os desafios do futuro.
Notícia | Resumo |
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Projeto Integrador Multidisciplinar Assisolina Assis Andrade (PIPAAA) | O Centro Estadual de Educação Básica e Ensino Médio em Tempo Integral Assisolina Assis Andrade (CEEBMTI), em Vila Velha, realizou o PIPAAA. O projeto incentivou os estudantes a criar um “studygram” no Instagram, onde compartilharam conteúdos de estudo e ferramentas para o Enem. |
Importância da tecnologia na educação | O professor de História destacou a importância do uso de redes sociais, como o Instagram, para estabelecer um ambiente de aprendizagem atrativo e lúdico. As redes sociais são essenciais na educação por aproveitarem a familiaridade dos alunos com essa plataforma. |
Opinião do aluno participante | Um dos alunos participantes expressou sua opinião sobre o projeto, afirmando que é interessante e diverso aprender a usar a internet como recurso educacional. |
Inovação educacional e habilidades desenvolvidas | O projeto demonstra uma abordagem inovadora ao unir tecnologia e colaboração entre os alunos. Além de estimular o aprendizado, desenvolve habilidades digitais, trabalho em equipe e criatividade. |
Utilização das redes sociais como ferramentas educacionais | O projeto mostra como as redes sociais podem ser utilizadas como ferramentas poderosas, adaptadas às preferências dos estudantes e à realidade atual. |
Inspiração para outras instituições de ensino | O sucesso do projeto pode inspirar outras instituições a explorarem novas maneiras de utilizar a tecnologia e incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. |
Com informações do site SEDU.