Escola de Cariacica utiliza Inteligência Artificial para ensinar Língua Portuguesa
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan, localizada em Cariacica, está inovando no ensino da Língua Portuguesa. Utilizando a inteligência artificial do modelo GPT-3.5, a escola desenvolveu planos de podcast que mostram aos alunos como a IA pode ser uma aliada no aprendizado.
O objetivo da atividade é ensinar aos alunos sobre a importância da curadoria no apoio às ações educacionais, enquanto utilizam recursos educacionais digitais (RED) e metodologias ativas, como aulas invertidas e o movimento maker. Com isso, os resultados pedagógicos têm sido significativos, com os alunos assimilando o aprendizado de forma participativa e colaborativa.
O projeto foi dividido em sessões distintas. Na primeira sessão, os alunos conheceram a cultura digital, o movimento maker e o potencial uso da IA juntamente com outros RED para criar o podcast. Já na segunda sessão, foram abordados temas relacionados ao Gênero Textual, Discurso Oral e curadoria.
Na terceira sessão, os alunos utilizaram uma ferramenta baseada em IA, chamada ChatGPT, para preencher formulários individualmente. Na quarta sessão, os grupos selecionaram os planos para análise curatorial, verificando a veracidade das informações fornecidas pela IA.
A partir da quinta sessão, os alunos começaram a produzir o podcast. O professor Weslley Mageski da Silva destacou a importância de incorporar as realidades dos alunos no contexto da sala de aula e como muitos deles desconheciam o uso da IA no dia a dia.
Essa atividade mostrou aos alunos a relevância da IA como ferramenta educacional e ampliou seus horizontes em relação ao uso da tecnologia no processo de aprendizagem. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan é certificada como Escola do Futuro e promove a inovação por meio da conexão entre projetos pedagógicos e transformações tecnológicas.
Outras escolas certificadas como Escolas do Futuro também estão adotando práticas inovadoras, como a Escola Estadual Pastor Oliveira de Araújo em Vila Velha, a Escola Estadual Mario Gurgel em Vila Velha, a Escola Estadual Mayor Alfredo Pedro Rabaioli em Vitória e a Escola Estadual Marinete de Souza Lira na Serra. Essa iniciativa busca proporcionar experiências práticas baseadas na aprendizagem criativa e estimular reflexões sobre os objetivos pedagógicos, auxiliando os professores no desenvolvimento de experiências alinhadas com a cultura digital.
Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Comunicação da Secretaria de Educação (SEDU), através do contato Iris Carolina.
Notícia | Resumo |
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Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan desenvolve planos de podcast com IA | A escola utilizou o modelo GPT-3.5 para mostrar aos alunos como a IA pode auxiliar no aprendizado e na criação de tarefas |
Resultados pedagógicos significativos foram alcançados | Os alunos assimilaram o aprendizado de forma participativa e colaborativa |
Metodologias ativas e recursos digitais foram empregados | Foram utilizadas aulas invertidas, movimento maker e RED para enriquecer o processo de ensino |
Etapa 1: Apresentação do conceito de cultura digital e uso da IA no podcast | Os alunos foram introduzidos ao tema e ao potencial da IA para o desenvolvimento do projeto |
Etapa 2: Abordagem de temas relacionados ao Gênero Textual, Discurso Oral e curadoria | Foram explorados conteúdos fundamentais para a produção do podcast |
Etapa 3: Formação de grupos e preenchimento de formulários utilizando o ChatGPT | Os alunos utilizaram uma ferramenta baseada em IA para criar os planos do podcast |
Etapa 4: Análise curatorial dos planos selecionados pelos grupos | Verificação da veracidade das informações fornecidas pela IA |
Etapa 5: Produção efetiva do podcast | Início da criação do conteúdo do podcast pelos alunos |
Atividade demonstrou a relevância da IA como ferramenta educacional | Os alunos expandiram seus horizontes em relação ao uso da tecnologia no aprendizado |
Escola Estadual Hunney Everest Piovesan é certificada como Escola do Futuro | A instituição promove a inovação através da conexão entre projetos pedagógicos e transformações tecnológicas |
Outras escolas também são certificadas como Escolas do Futuro | Escola Estadual Pastor Oliveira de Araújo, Escola Estadual Mario Gurgel, Escola Estadual Mayor Alfredo Pedro Rabaioli e Escola Estadual Marinete de Souza Lira |
Iniciativa busca promover experiências práticas baseadas na aprendizagem criativa | Estimula reflexões sobre os objetivos pedagógicos e o uso da cultura digital |
Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Comunicação da Secretaria de Educação (SEDU) | Contato: Iris Carolina |
Com informações do site SEDU.