Estudantes de Vitória lançam livro coletivo para aprimorar habilidades de leitura e alfabetização
Recentemente, em Vitória, um grupo de estudantes lançou um livro coletivo intitulado “As Aventuras de Dandara e Mateus”. Esse evento marca a consolidação dos esforços do Departamento Municipal de Educação de Vitória em aprimorar as habilidades de leitura e alfabetização dos alunos.
O objetivo dessa iniciativa é garantir que todos os estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, cheguem ao 5º ano com uma habilidade fluente na leitura, sem pausas ou dificuldades na compreensão.
Para alcançar esse objetivo ambicioso, o Departamento Municipal de Educação (Seme) estabeleceu metas específicas para cada ano escolar. No primeiro ano, espera-se que 80% dos alunos sejam capazes de ler frases e 20% sejam capazes de ler palavras isoladas. No segundo e terceiro ano, espera-se que uma porcentagem maior alcance a fluência na leitura, enquanto alguns ainda estarão no processo de desenvolvimento dessa habilidade fundamental. No quarto ano, espera-se que 80% dos alunos sejam leitores fluentes e apenas 20% ainda estejam enfrentando desafios na compreensão das palavras escritas. Já no quinto ano, a meta é que todos os estudantes alcancem uma habilidade completa na leitura.
Além disso, o Seme planejou avaliações em larga escala para testar a qualidade da leitura nas disciplinas de Matemática, História e Geografia. Esses exames, chamados Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e Paebes (Programa de Avaliação da Educação Básica no Espírito Santo), serão realizados em outubro e novembro, respectivamente. A participação maciça dos estudantes nessas provas é fundamental para que a rede escolar de Vitória possa obter dados precisos sobre o desempenho do sistema de ensino em relação aos objetivos estabelecidos. Os diretores das escolas também têm um papel crucial na coordenação desses processos de avaliação.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, ressalta a importância dessa avaliação em toda a rede escolar, destacando que o compromisso coletivo é fundamental para garantir o sucesso dos alunos. Luana Lemos, subsecretária de Gestão Pedagógica, enfatiza a relação direta entre a participação dos estudantes nas provas e os resultados da rede. Já Aleksandra Braga Mendes, coordenadora do programa “Educar para o Valor” no Espírito Santo, destaca que os resultados das avaliações externas refletem não apenas o trabalho pedagógico diário das escolas, mas também a preparação adequada das famílias e dos próprios estudantes.
Em suma, esse livro coletivo lançado pelos estudantes de Vitória representa um marco importante no esforço do Departamento Municipal de Educação para melhorar as habilidades de leitura e alfabetização. As metas estabelecidas demonstram um compromisso sério com o sucesso acadêmico dos alunos. A realização das avaliações em larga escala permitirá que sejam identificadas áreas que precisam ser ainda mais desenvolvidas. A participação ativa dos estudantes e o comprometimento dos diretores escolares são essenciais para o progresso contínuo da rede escolar de Vitória.
Notícia |
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Um grupo de estudantes lançou o livro coletivo “As Aventuras de Dandara e Mateus” em Vitória. |
O Departamento Municipal de Educação de Vitória busca aprimorar as habilidades de leitura e alfabetização dos alunos. |
Metas específicas foram estabelecidas para cada ano escolar. |
O Seme planejou avaliações em larga escala para testar a qualidade da leitura nas disciplinas de Matemática, História e Geografia. |
A secretária de Educação de Vitória destaca a importância da participação dos estudantes nas provas. |
O livro coletivo representa um marco importante no esforço do Departamento Municipal de Educação. |
Com informações do site Prefeitura de Vitória.