ENEM: Como é feita a correção das provas? Saiba mais sobre o TRI
O Enem, principal exame de admissão para universidades no Brasil, utiliza um método de correção chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI). Diferente do método convencional, a TRI não considera todas as questões como tendo o mesmo peso. Ela avalia não apenas o número de respostas corretas, mas também a consistência e dificuldade das questões.
A correção por TRI funciona analisando o desempenho de cada participante em relação ao seu perfil de respostas corretas e erradas. Acertar uma questão mais difícil vale mais pontos do que acertar uma mais fácil. Além disso, a coerência das respostas também é levada em consideração. Se um candidato acerta uma pergunta difícil, mas erra uma fácil, o sistema pode interpretar que acertá-la foi apenas sorte.
A correção por TRI passa por várias etapas. A primeira é a construção do banco de questões, onde é feita uma seleção para compor o exame. Em seguida, ocorre a aplicação do exame e coleta dos dados de resposta. Posteriormente, as respostas dos participantes são analisadas estatisticamente para identificar padrões de desempenho para cada questão. Por fim, com base na análise estatística e no modelo TRI, as pontuações são calculadas levando em consideração não apenas as respostas corretas, mas também a dificuldade das questões.
Em síntese, o Enem utiliza o método da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para correção das provas. Esse método busca avaliar não só as respostas corretas dos candidatos, mas também a consistência e dificuldade das questões. Ao acertar uma pergunta mais difícil, o candidato é valorizado e sua pontuação aumenta. Já a coerência das respostas é fundamental na análise. O processo de correção envolve a construção do banco de questões, aplicação e coleta de dados, análise estatística e cálculo da pontuação com base na TRI.
Notícia: O Enem e a correção por TRI |
---|
O Enem utiliza o método da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para correção das provas. |
A TRI avalia não só as respostas corretas dos candidatos, mas também a consistência e dificuldade das questões. |
Ao acertar uma pergunta mais difícil, o candidato é valorizado e sua pontuação aumenta. |
A coerência das respostas também é levada em consideração na análise. |
O processo de correção envolve a construção do banco de questões, aplicação e coleta de dados, análise estatística e cálculo da pontuação com base na TRI. |
Com informações do site NE10 Interior.