No município de Andorinhas, alunos criam circuitos elétricos utilizando massinha de modelar
No município de Andorinhas, na Escola Municipal de Tempo Integral Izaura Marques da Silva (Emef TI), os alunos dos primeiros ao terceiros anos tiveram uma experiência única e divertida: utilizando massinha de modelar, eles criaram circuitos elétricos. A atividade faz parte do projeto “Cultura Maker: Brincando com Massinha Elétrica”, desenvolvido pela professora Andressa Paula, do Projeto de Vida.
A proposta consiste em combinar a brincadeira com a massinha de modelar à cultura maker, que incentiva os alunos a construírem seus próprios objetos e desenvolverem sua independência e protagonismo. Com o auxílio de materiais robóticos disponíveis na escola, como baterias, fios e LEDs, além de uma fonte de alimentação fornecida pelo professor, as crianças puderam entender o funcionamento de um circuito elétrico.
O principal objetivo dessa atividade é promover uma cultura maker na escola, estimulando a proatividade e autonomia dos alunos. Essa abordagem educacional permite que eles adquiram conhecimentos através da pesquisa, criação e prática. Além disso, a atividade também proporcionou aprendizagem valiosa aos alunos, permitindo-lhes distinguir os sinais positivos e negativos relacionando-os às cores vermelha e preta.
Durante a construção e desconstrução dos projetos, os estudantes também desenvolveram um senso de colaboração e coletividade ao trocar objetos entre si. Essa dinâmica incentiva o trabalho em equipe, pensamento crítico, sustentabilidade e criatividade.
A atividade foi muito bem recebida pelos alunos, que se divertiram enquanto aprendiam. Valquíria, do segundo ano, destacou a importância de aprender sobre eletricidade e mencionou que é algo que também pode ser feito em casa com os pais. Já Raone, do terceiro ano, ficou fascinado com a ideia de ver massinha gerando energia pela primeira vez em sua vida.
Assim, a Escola Municipal de Tempo Integral Izaura Marques da Silva mostra-se comprometida em proporcionar aprendizado prático e divertido para seus alunos, incentivando a exploração criativa e despertando o interesse por ciência e tecnologia desde cedo. Essa iniciativa certamente contribui para formação de indivíduos mais autônomos, persistentes e colaborativos, características essenciais para o sucesso no século XXI.
Notícia | Resumo |
---|---|
No município de Andorinhas, alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Izaura Marques da Silva criam circuitos elétricos utilizando massinha de modelar. | Alunos da escola utilizam massinha de modelar para criar circuitos elétricos, incentivando a cultura maker e desenvolvendo autonomia e protagonismo. |
Atividade faz parte do projeto “Cultura Maker: Brincando com Massinha Elétrica” e utiliza materiais robóticos disponíveis na escola. | Projeto busca promover uma cultura maker na escola, estimulando a proatividade e autonomia dos alunos através da construção de objetos. |
Alunos aprendem sobre o funcionamento de um circuito elétrico e distinguem os sinais positivos e negativos relacionando-os às cores vermelha e preta. | Atividade proporciona aprendizagem valiosa aos alunos, permitindo-lhes adquirir conhecimentos práticos e desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. |
Alunos se divertem enquanto aprendem e destacam a importância de aprender sobre eletricidade. | Alunos se divertem e reconhecem a relevância do aprendizado sobre eletricidade, além de ser algo que também pode ser feito em casa com os pais. |
Escola mostra-se comprometida em proporcionar aprendizado prático e divertido, incentivando a exploração criativa e despertando o interesse por ciência e tecnologia. | Iniciativa contribui para formação de indivíduos mais autônomos, persistentes e colaborativos, características essenciais para o sucesso no século XXI. |
Com informações do site Prefeitura de Vitória.