Quinze municípios capixabas agendaram conferência de juventude
No Espírito Santo, quinze municípios já agendaram suas conferências juvenis, onde serão selecionados delegados para a Conferência Estadual que ocorrerá de 28 a 30 de outubro. O prazo final para a programação dessas conferências era até quinta-feira (31), e apesar de apenas 15 dos 78 municípios terem cumprido o prazo, isso é considerado um resultado positivo.
Ramon Matheus, vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) e membro do Fórum Estadual da Juventude Negra no Espírito Santo (Fejunes), afirma que organizar conferências municipais tem sido um desafio. Poucas cidades possuem órgãos governamentais focados em políticas juvenis ou conselhos municipais de juventude, o que dificulta a mobilização. No entanto, Ramon vê essa mobilização como um primeiro passo para que as administrações municipais prestem mais atenção às políticas juvenis.
Embora o prazo para programação das conferências tenha passado, ainda é possível realizá-las em cidades onde não foram estabelecidas datas. Nesses casos, a sociedade civil pode convocar, caso haja omissão do governo. Em Guarapari, na Grande Vitória, já foi realizada uma reunião com grupos juvenis para discutir o assunto.
O Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) orienta que as conferências municipais sejam realizadas até 30 de setembro e que sejam publicadas com antecedência de 15 dias da data programada. Além disso, o conselho planeja realizar conferências temáticas, incluindo jovens do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), jovens rurais, indígenas e de religiões africanas.
As atividades para os dois primeiros grupos já estão mais avançadas em termos de debates. Nos próximos dias 22 e 23 de setembro, conferências serão realizadas em Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. No dia 23 será a vez de Vargem Alta e no dia 26 será realizado em Sooretama.
Já no dia 28 de setembro, as conferências ocorrerão em João Neiva, Montanha e Pedro Canário. Ponto Belo, Aracruz e Ibatiba realizarão suas conferências no dia seguinte. Por fim, nos dias 29 e 30 de setembro será a vez de Linhares, Serra, Cariacica, Vila Velha e Viana realizarem suas conferências.
A expectativa é que as conferências juvenis no Espírito Santo cumpram seu propósito de dar voz aos jovens e promover políticas públicas voltadas para essa importante parcela da sociedade.
Notícia: Relatório – Conferências Juvenis no Espírito Santo |
---|
Situação das conferências juvenis nos municípios do Espírito Santo: |
– Apenas 15 dos 78 municípios programaram suas conferências até o momento |
– Poucas cidades possuem órgãos governamentais focados em políticas juvenis ou conselhos municipais de juventude |
– Ramon Matheus, vice-presidente do Cejuve, vê essa mobilização como uma semente plantada para que as administrações municipais prestem mais atenção às políticas juvenis |
– Possibilidade de realização das conferências em cidades onde não foram estabelecidas datas |
– Conferências devem ser realizadas até 30 de setembro |
– Conferências temáticas incluirão jovens do Iases, jovens rurais, indígenas e de religiões africanas |
– Próximas conferências em Cachoeiro de Itapemirim, Vitória, Vargem Alta, Sooretama, João Neiva, Montanha, Pedro Canário, Ponto Belo, Aracruz, Ibatiba, Linhares, Serra, Cariacica, Vila Velha e Viana |
– Objetivo das conferências é dar voz aos jovens e promover políticas públicas voltadas para a juventude |
Com informações do site Século Diário.